quinta-feira, 3 de março de 2016

O black power está de volta! Aprenda a fazer o penteado

Nos anos 1960, esse estilo era o máximo. Bastava aparecer com um cabelo afro assumido para passar uma imagem descolada, antenada, libertária. Era o auge da atitude black power (“poder negro”, em português), de onde vem o nome do penteado.
Liderado pelos jovens da época, o movimento ganhou força nos Estados Unidos, como uma espécie de protesto à ordem ou à repressão. Era o orgulho da raça falando mais alto.
Celebridades, como Jimmy Hendrix, Diana Ross, Michael Jackson e seus companheiros do Jackson’s 5. No Brasil, a onda veio com Tim Maia e Toni Tornado. Quanto maior e mais armado o cabelo, mais cool.
Depois, o penteado caiu em desuso e os alisamentos voltaram a dominar o cenário, um sofrimento para muitas mulheres com cabelos crespos naturais, que precisavam se submeter a tratamentos agressivos e a horas de estica e puxa com secador, escova e chapinha…
Porém, nos últimos anos, o estilo afro assumido vem recuperando sua força. Famosos como Solange Knowles, a irmã de Beyoncè, a cantora de jazz Speranza Spalding e o roqueiro Lenny Kravitz são símbolos disso.

Black power versão 2000

Embora o black power esteja voltando com a mesma essência dos anos 1960 e 1970, um sinal de liberdade para pessoas que há anos tentavam reprimir suas características naturais a todo o custo, ele não é o mesmo daquela época. Hoje, os fios voltaram mais bem cuidados e hidratados, com formato definido.
O corte arredondado, para que o cabelo assuma aquele formato afro levantado, continua. No entanto, ele é adaptado por experientes cabeleireiros, especializados nos fios crespos, para combinar com qualquer tipo de rosto e de personalidado.

Como assumir o black

Quanto mais crespo for o seu cabelo, mais fácil vai ser chegar próximo do black power digno do movimento negro. Se os seus cachos forem mais abertos ou relaxados, dá para adaptar, fazendo uma versão menos volumosa.
primeiro passo é acertar o corte, que deve ser pensando para envolver a cabeça, em um formato circular.

Nada seco

Há quem pense que o cabelo armado e volumoso, no estilo afro, não exige manutenção. Você pode concluir: “Se ele tem que ficar crespo e armado, nem vou me dar ao trabalho de hidratar”. Mas não é nada disso. Para um black power bonito, a hidratação é fundamental.
Os especialistas recomendam uma hidratação profissional, daquelas feitas no salão, por mês, e manutenções semanais, com um bom creme de tratamento para fios crespos, em casa.
Lembre-se de que o cabelo crespo é o mais frágil, com poucas camadas de revestimento – as chamadas cutículas (parte externa do fio). Sem hidratação, eles quebram e ficam sem vida. E aí, não há black que resista!

No dia a dia

Para deixar o cabelo no estilo afro, depois de lavar, você aplica um finalizador, como mousse ou gel. Espalhe pelas pontas dos cabelos. Com a ajuda de um secador, com o jato de ar apontado para cima, na direção em que você deseja que seus cabelos fiquem, penteie-os com um garfo de dentes largos, para formar o volume.
Se gostar de acessórios, vale arrematar o penteado com turbantes, faixas e acessórios, como flores de tecido.
Dica de ouro: quanto menos você lavar os cabelos, mais o penteado ficará armado, volumoso e no estilo desejado. Se possível adote a frequência de lavar um dia sim e dois não. Quando for usar o shampoo novamente, repita todo o procedimento. Com o passar dos dias, você vai pegando a prática e a rotina fica mais fácil.

Vai aderir?

Assumir o estilo black é bom para você, que assume seus cachos e tem menos trabalho na hora de fazer seu penteado, e para os seus fios, que ficam menos expostos a agressão das químicas presentes nos alisantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário