segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Kajal: o tradicional produto oriental é uma alternativa ao lápis de olho comum

O kajal é dotado de significados místicos no oriente, mas no ocidente faz sucesso pela textura macia que facilita na aplicação e por ter uma pigmentação intensa

O kajal, que também é conhecido como kohl, trata-se de um pigmento utilizado na área dos olhos, muito popular no oriente. O produto existe há aproximadamente 3 mil anos e sua função originalmente era de proteger os olhos do sol e alguns povos também acreditavam que ele era capaz de espantar maus espíritos. A importância e popularidade do produto são tantas no oriente que até mesmo homens e crianças o utilizam.
A composição original do kajal levava metais pesados, mas atualmente ele basicamente é composto por “óleos, gorduras (lipídios), ceras e corantes, sendo os mais utilizados a base de óxido de ferro e titânio”, explica a engenheira química Valdelis Fernandes de Andrade. “Esta é praticamente a mesma composição do lápis de olho comum, a diferença está na pigmentação, que é maior no kajal o que deixa o produto com coloração mais intensa e também possui mais gorduras”, completa Valdelis.
O produto foi popularizado e apropriado à cultura ocidental, onde faz sucesso por sua textura macia e pigmentação bem forte, o que facilita marcar a linha d’água e esfumar até mesmo para quem não tem muita prática com maquiagem. Confira nessa matéria quais os diferentes usos que o kajal pode ter, como fazer o produto em casa e onde encontrar para comprar.

Como usar o kajal

Basicamente, o kajal e o lápis de olho comum podem ser usados da mesma maneira, apenas com alguns cuidados no caso do kajal. Com ajuda da maquiadora Néia Gomes, do Núcleo K, listamos abaixo algumas dicas práticas para usar o kajal, confira:
  • O Kajal pode ser utilizado como delineador ou como lápis comum para marcar a linha d´agua;
  • É ideal também para maquiagens artísticas por ser bem pigmentado;
  • Por ser mais macio é necessário que esfume um pouco ao aplicar, pois a pele pode transpirar e com isso o produto derreter e borrar a maquiagem;
  • O ideal é utilizar o produto durante a noite ou dias mais frescos, assim é mais difícil que o produto derreta;
  • Seu traço marcado e bem pigmentado também é ideal para ocasiões noturnas.
  • Truques de maquiagem com kajal por Juliana Goes 

  • No vídeo a blogueira Juliana Goes utiliza o kajal da marca Vult e demonstra diversas maneiras e truques para utilizar o kajal. A blogueira ensina várias técnicas de delineado, esfumado e o tradicional traço na linha d’água com o produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário